Devia ter ...

Devia ter...
Amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Queremos mentiras novas!

Queremos mentiras novas, foi o pensamento que me veio em mente quando vi aquele rapaz sentado tomando um cafezinho preto, sentado naquela humilde barraca no ponto de ônibus. Pra ser sincero já o conhecia de vista e já ouvira antes suas historias e lamentações, esse rapaz a quem me refiro sempre pede dinheiro nos coletivos, contando que tem AIDS, que precisa comprar os coquetéis pois os que o governo oferece não são suficientes, não da. 
Da ultima vez que o vi,  estava implorando, pedindo por ajuda e chorando, pois estava com fome e não tinha como se alimentar, mas mesmo assim não o ajudei...
Hoje passado alguns dias, ao revê-lo me pergunto, por que não ajudei aquele homem? Se sempre nessas situações,abro minha carteira e dou alguns trocados. Será que, por ele esta implorando por comida não me comovi? Se fosse uma criança ou uma senhora sentiria pena e teria dado ate mais que simples trocados ou não me comoveria também? Sera que não senti compaixão com a situação daquele homem? Na verdade senti sim, mas a historia que ele contava já não comovia mais, pois outros já haviam contado, outros já haviam mentido...  Com as mesmas mentiras.
Hoje me perguntei o que leva essas pessoas a fazerem isso? Sera que oque eles contam são realmente verdade ou não passa de mentiras? O que leva um ser humano a se aproveitar da bondade de outro? Eu realmente não sei.
Lembro de uma senhora que também pedia no ônibus que eu frequentava, falava que pedia por causa da filha, que era doente e necessitava de alimentação especial e remédios e ela pedia pois o governo não queria aposentar a menina pois sua mãe já era aposentada e não era permitido ter duas aposentadorias do invalidez em uma mesma casa. Mentira pura dela, pois meu colega que trabalha na OAB sensibilizado com a situação, conseguiu um advogado competente na areá para ajudar a ela, tudo grátis, só era ela ir ate ele e encaminhar os papeis, pois ela não foi. Alguns dias depois ele encontrou ela novamente pedindo e contando a mesma historia e discretamente perguntou porque ela não o procurou, pois disfarçadamente ela saiu e sumiu. Ate hoje pede dinheiro nos ônibus.
Quando eu era pequeno, tinha que pegar ônibus todos os dias pra estudar em uma escola boa, na cidade grande e sempre na volta aparecia um muleque de rua,eram vários, cada dia um diferente que pediam com uma rimazinha que era assim ' O meu nome e Rafael, viver na rua não e fácil não, dormi enrolado numa caixa de papelão. Mas não vou roubar, não matar  só to pedindo para me alimentar'. Me roubaram duas vezes e uns três foram presos por homicídio. Talves tenham se revoltado por as pessoas não ajudarem, não sei, só sei que o me assaltou continuou a pedir nos ônibus com a mesma rima. E meu amigos mais velhos sempre diziam que foi um cara de Brasília dar esse curso para eles.
No entanto definir quem esta mentindo ou não,não e nada fácil. Talves aquele rapaz que tomava café no ponto de ônibus realmente estivesse com fome, talves não, nesse caso só nos resta é acreditar e  ter fé que estamos fazendo o bem. E pedir para que inventem mentiras novas, mentiras que comovam novamente nossos corações a ajuda-los. Pois precisamos de mentiras novas...
Lucas Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário